Leitura em Xerém

Leitura em Xerém

O Leitura em Xerém – Marcopolo Rio/O apartamento de baixo, é o resultado da união de forças da Marcopolo Rio, da escritora Bárbara Caldas e de professores e alunos inicialmente dos Colégios Estaduais Barão de Mauá, Círculo Operário e Hervalina Diniz Pires, para proporcionar a todos os envolvidos uma experiência coletiva de contato, leitura e aprofundamento numa obra literária para o então descobrimento da infinidade de desdobramentos possíveis através de tal vivência.

No final do primeiro semestre letivo de 2014, a Marcopolo Rio, do Grupo Marcopolo e a autora Bárbara Caldas, fizeram o convite a estas três escolas que se tornaram parceiras preciosas num projeto piloto que teve de fato seu início no segundo semestre, e tem rendido belíssimos frutos dentro e fora de sala de aula.
A proposta consiste em levar a leitura do romance “O apartamento de baixo”, primeiramente a professores de todas as disciplinas, trazendo para a vivência pedagógica o caráter universal da literatura, demonstrando que o texto literário não somente pode, como deve, ser abordado e aproveitado em toda e qualquer disciplina. Na segunda etapa, cada aluno envolvido no projeto, recebeu um exemplar do romance, fazendo a leitura tanto individual quanto coletiva do livro, já com várias narrativas de aproveitamento do livro junto a familiares no ambiente doméstico.
Com um total de 1000 pessoas envolvidas, com todas tendo recebido o seu próprio exemplar do livro, estamos agora na terceira etapa, na qual professores e alunos estão realizando trabalhos, muitos destes dentro de uma integração entre diversas disciplinas. Trabalhos estes que farão parte de uma exposição conjunta, aberta à toda a comunidade, na culminância do projeto no final do ano.

Patrocínio: Logo Marcopolo Rio

Apoio :FundMarc V2010 copy